Desodorante Alumínio – Free

  • 13 julho 2017

Alumínio é o quinto metal mais abundante na superfície terrestre.

Acredita-se que a fonte em que maisestamos expostos, esteja na utilização de produtos em forma spray, principalmente, perfumes e desodorantes, em aerossol que são utilizados juntos com alumínio para bloquear as glândulas sudoríparas dentro e permitir um efeito muito prolongado,
por ser em aerossol pode ser espirado e absorvido pelo organismo a nível pulmonar e pela via plasmática ondetermina-se depositando a nível cerebral.1

Existe a hipótese que o alumínio pode-sedepositar nas placas de beta-amiloide agravando a demência em Alzheimer. 2

Associação de ativos como alternativo em desodorante alumínio-free:

Zetesol™ ZN – Assim como os sais de alumínio, os sais de zinco são capazes de coagular proteínase de formar uma barreira protetora. Este mecanismo pode explicar parcialmente a eficácia no controle bacteriano. A consequência direta do poder bacteriostático e adstringente do zinco é elucidada pela análise experimental da eficácia por um “Sniff Test” feito por 12 voluntários (Teste disponível sob solicitação). O Zetesol ZN possui propriedades de controle de odor eficientes. Além disso, sua atividade é comparável à atividade do Triclosan a 0,5%. 3 Concentração usual: 10 – 40%.

Óleo essencial de melaleuca – Dentre as muitas propriedades do óleo essencial de melaleuca, podemos citar sua ação bactericida, antifúngica, germicida, expectorante, antisséptica, antivirótica e cicatrizante. Óleo de melaleuca possui ação amplo espectro antimicrobiano. 4Concentração usual: até 2% em desodorantes.

Microbiox® – Pode ser utilizado em desodorante, neutraliza os microrganismos responsáveis pelo odor nas axilas, agente antimicrobiano de amplo espectro. 5 Concentração sual : 0,5% – 1,25%.

COSMACOL® ELI – Atua como desodorante enzimático, diminuindo a decomposição enzimática dos compostos orgânicos do suor, além de atuar como agente emoliente seborregulador. Portanto, é possível desenvolver desodorantes LIVRES DE ALUMÍNIO com eficácia prolongada e eficiente na redução dos odores corporais, agindo por até 24 horas. Para avaliar o efeito de COSMACOL® ELI na redução dos odores corporais, a empresa italiana Sasol realizou um “Teste de Odor Axilar (avaliação olfatória)” selecionando 12 voluntários, dois homens e dez mulheres, com idades entre 22 e 46 anos. Durante as primeiras 6 horas de aplicação, COSMACOL® ELI apresentou eficácia similar ao Triclosan na redução dos odores corporais, porém sem os efeitos colaterais desse antisséptico. Além disso, COSMACOL® ELI confere efeito desodorante persistente por até 24 horas. 6 Concentração Usual : 0,5 – 5%.

Microsilver®- É um natural antimicrobiano derivado da prata metálica (MicroSilver BG™) é um ativo antimicrobiano natural para ser utilizado em produtos para Personal Care. esponja” que a torna mais aderente à pele. Mesmo em baixas concentrações de uso, esta estrutura libera constantemente grandes quantidades de íons prata. Indicado para desodorantes, cremes para os pés (contra bactérias causadoras de odores).7
Concentração usual: 0.1 – 0,4%.

Octopirox® apresenta uma ampla atividade antibacteriana e antifúngica In Vitro, que não é influenciada pelas matérias-primas cosméticas. Portanto, pode também ser usado como um material preservativo adequado. Em muitos casos uma concentração de 0,1% é suficiente para uma preservação adequada. Limite recomendado como preservativo até 0,5 %.8 Concentração usual: 0,1 – 0,2%.