Porque manipular?

  • 12 dezembro 2016

Personalizar e individualizar o tratamento são as principais vantagens, ou seja, o medicamento pode ser feito em formas diferentes como: cápsulas, shakes, pastilhas, cremes, géis, balas, sachês com diferentes dosagens e associações dos princípios ativos… Estes são os principais benefícios da manipulação de medicamentos. Vale ressaltar que a farmácia necessita de uma receita prescrita por um profissional habilitado com o nome do principio ativo, dosagens, forma farmacêutica e posologia.

A farmácia de manipulação permite um alcance quase que ilimitado nos ramos da medicina, podendo atuar tanto na Dermatologia, como na Endocrinologia, Geriatria, Medicina Ortomolecular, Cardiologia, Ginecologia, Ortopedia, Medicina Esportiva, Nutrição, dentre outras… Por permitir reunir mais de uma substância em um só medicamento, que torna o tratamento mais eficaz e mais econômico, sendo que a eficiência consiste em combater apenas a enfermidade ou atingir um ponto especifico, sem prejudicar outros órgãos ou outras áreas do organismo, e econômico pelo fato do paciente não precisar comprar inúmeros remédios para tratar uma doença apenas.

A produção de determinada droga ou produto pode ser seguramente controlada na farmácia de manipulação, pois o farmacêutico atua, rastreia e monitora todas as etapas da linha produção, do início à entrega, supervisionando e acompanhando principalmente o controle de qualidade de cada medicamento e/ou produto.

Resumidamente a receita é orçada, depois de aprovada passa por uma conferencia inicial para checagem de dosagens e incompatibilidades pelo farmacêutico, segue para o respectivo laboratório onde será produzida, após isso é encaminhada para o controle de qualidade que finaliza e encaminha para a conferência final esta etiqueta e embala realizando a última checagem de todo o processo antes de ir para o paciente.

Os insumos utilizados na manipulação também sofrem rigorosos critérios de qualidade, o fornecedor precisa ser qualificado e cada substância tem que acompanhar o laudo de análise de controle de qualidade com os resultados satisfatórios e referências do produto. Ao chegar a farmácia, passa por uma segunda análise de controle de qualidade e, se aprovado, segue para estoque.

Por assim dizer, a farmácia de manipulação atua como uma ligação harmoniosa entre o médico e o paciente no intuito de atingir o objetivo que todos nós almejamos: A busca pelo bem-estar e pela saúde.

Dermofit; promovendo a sua qualidade de vida.

Deixe um comentário