Diabetes e a saúde do homem

    Neste Novembro Azul, seguimos abordando os principais problemas de saúde que mais acometem homens no Brasil. E hoje, aproveitando que essa semana, no dia 14 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Diabetes, decidimos falar um pouco sobre essa doença.

    O que é diabetes?

    O diabetes mellitus, mais conhecido como diabetes, é uma doença metabólica que causa um excesso de açúcar no sangue. O hormônio insulina é responsável por transportar o açúcar do sangue para as células, para gerar e armazenar energia. O diabetes faz com que o corpo não produza insulina suficiente, ou que não use a insulina que produz.

    É uma doença que, infelizmente, não tem cura. Mesmo assim, ainda existem muitos pacientes que não tem consciência dos riscos do desenvolvimento de diabetes, o que parece ser uma das causas para o aumento de 54% no número de casos de diabetes entre homens nos últimos 11 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

    Diabetes e a saúde do homem

    Os efeitos do diabetes na saúde são diversos. Em se tratando de saúde masculina, alguns efeitos podem ser ainda mais graves, especialmente se combinados a outros fatores de risco. Vale destacar:

    Problemas de cicatrização – Homens diabéticos costumam perder uma parte da sensibilidade, especialmente nos membros inferiores, e processos de cicatrização mais lentos. Por isso, é muito comum o surgimento de lesões que, se não tratados imediatamente, podem causar gangrenas e até levar à amputação dos membros.

    Perda da visão – Em razão do diabetes, o excesso de açúcar no sangue causa danos irreparáveis às retinas e aos vasos sanguíneos dos olhos, causando a perda da visão, em um quadro chamado retinopatia diabética.

    Impotência sexual – Pacientes diabéticos costumam ter dificuldades de manter a ereção, já que a doença afeta o fluxo sanguíneo do organismo.

    Danos à saúde bucal – É muito comum que homens com diabetes apresentem periodontite, uma doença bucal que afeta as gengivas e pode causar infecções graves.

    É sempre importante lembrar que estes e outros problemas causados pelo diabetes surgem apenas quando não há o acompanhamento regular para controle da doença. Por isso, lembre-se de visitar o seu médico e fazer seus exames de rotina, para garantir que sua saúde está em dia.

    Tratamento e prevenção

    Uma vez que o diabetes causa o acúmulo de açúcar no sangue, a primeira forma de tratar e prevenir o surgimento da doença é a alimentação. É preciso controlar e, em casos de diabetes, eliminar completamente o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces, processados, carboidratos e refrigerantes, por exemplo.

    Também é recomendado praticar atividades físicas regulares, controlar o peso, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar.

    Homens diabéticos precisam redobrar a atenção com a saúde no geral e consultar regularmente um urologista e um oftalmologista, além de administrar a medicação indicada pelos médicos.

    Neste Novembro Azul, dê atenção ao seu corpo e cuide da sua saúde. Converse com quem você ama e incentive uma visita ao médico. Cuidar de si mesmo é um ato de amor.

    Fonte: pubmed e Ministério da Saúde