Principais benefícios do café – Parte 1

    O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. É verdade que um cafezinho cai muito bem em vários momentos do dia, seja pelo aroma e sabor marcantes ou pelo efeito estimulante que dá aquela energia extra.

    O que muita gente não sabe é que o café é fonte de uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. São tantos os benefícios do café para a saúde que decidimos separar este artigo em duas partes. Portanto continue de olho aqui no blog e também nas nossas redes sociais.

    Confira a seguir 5 benefícios do café para o corpo:

    1)      Saúde do coração

    Um estudo realizado com 140 mil pessoas pela Universidade de Harvard aponta uma ligação entre o consumo de café e a diminuição do risco do desenvolvimento de insuficiência cardíaca. O estudo indica que os polifenóis presentes no café combatem os radicais livres que aumentam o acúmulo de colesterol ruim, um dos maiores responsáveis pelas doenças do coração.

    2)      Emagrecimento

    Um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition aponta que o café acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura, devido à ativação do sistema nervoso simpático e à oxidação lipídica. Ou seja, a cafeína aumenta os níveis de adrenalina, o que dilui as células de gordura.

    3)      Previne o diabetes

    Uma pesquisa publicada no National Library of Medicine aponta uma redução de até 35% no risco do desenvolvimento de diabetes em cerca de 200 mil pessoas nos EUA e Europa que consumiam duas xícaras de café por dia. O estudo explica que tanto os antioxidantes quanto o magnésio presentes no café estão associados ao aumento da sensibilidade da insulina, o que contribui para a prevenção do diabetes tipo 2.

    4)      Energético natural

    A cafeína estimula o sistema nervoso central, deixando o corpo em um estado de alerta. Ela também facilita a capacidade de aprendizado e torna o corpo mais resistente ao esforço físico, além de combater o sono e o cansaço.

    5)      Saúde intestinal

    O consumo de café aumenta as contrações do intestino devido à presença de um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos. Ou seja, o café dá aquele empurrãozinho a mais para manter o intestino reguladinho. Além disso, o café também aumenta a produção de ácidos biliares, facilitando as idas ao banheiro.

    Para tirar suas dúvidas sobre os benefícios do café para a saúde e conhecer nossos produtos à base de café, entre em contato com a gente pelo chat online. E acompanhe também as nossas redes sociais para estas e muito mais dicas sobre saúde, beleza e bem estar.