Própolis: benefícios para a saúde 

    Você provavelmente já ouviu falar muito sobre o própolis. Composto por resinas vegetais, pólen e secreções salivares das abelhas, o própolis tem propriedades terapêuticas e oferece diversos benefícios para a saúde.

    Os tipos de própolis variam de acordo com o tipo de plantas e de abelhas que fazem parte de sua produção. Os tipos mais comuns são:

    – Própolis verde: vem do alecrim do campo e tem propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e anestésica.

    – Própolis vermelho: proveniente da planta rabo de bugio, apresenta propriedades antioxidantes.

    – Própolis marrom: é o tipo mais comum e oferece efeitos antioxidantes e antimicrobianos.

    Existem registros do uso do própolis desde o Egito Antigo. Há muito se associa o própolis a diversos benefícios para o corpo humano. Além da saúde oral, existem evidências da atuação do própolis no tratamento de distúrbios gastrointestinais e no processo de cicatrização, tornando-o um aliado no combate à acne.

    Entre as principais propriedades do própolis, destacam-se:

    – Antibacteriano

    – Antioxidante

    – Anti-inflamatório

    – Antifúngico

    – Hepatoprotetor

    – Antiviral

    O uso do própolis para manutenção da saúde e bem estar vem sendo estudado há bastante tempo. Estudos evidenciam a ação do composto na melhora e tratamento da saúde oral, gastrointestinal, no combate à acne e mais.

    Olha só:

    – Saúde oral: A combinação do extrato etanólico de própolis protege a boca e as gengivas de infecções microbianas e combate a inflamação.

    – Saúde gastrointestinal: Estudos evidenciam a eficácia do própolis no tratamento de distúrbios gastrointestinais, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

    – Cicatrização: O mesmo estudo indica que a presença de arginina, vitamina C, pró-vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais na composição do própolis o tornam um poderoso agente cicatrizante.

    – Acne: Outra pesquisa identificou que uma composição feita de própolis, óleo de melaleuca e aloe vera teve melhores resultados em peles acneicas.

    Extrato de própolis

    O extrato de própolis pode ser encontrado em diferentes formas farmacêuticas. As mais comuns são extrato seco em cápsulas, extrato aquoso ou alcoólico e em gotas. As indicações de uso estão relacionadas aos benefícios. Ou seja, a forma farmacêutica é indicada pelo profissional de saúde de acordo com a finalidade desejada.

    O uso do própolis deve sempre ser recomendado por um profissional de saúde, já que as orientações variam de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Além disso, existem contraindicações.

    O uso do própolis pode causar reações negativas em pessoas que possuem alergia a abelhas ou a picadas de insetos. O uso também não é recomendado para pessoas asmáticas ou que apresentam dermatite de contato.

    Consulte um profissional de saúde de sua confiança e tire suas dúvidas sobre o própolis.

    Fontes: Composition of functional properties of própolis (bee glue). ScienceDirect.

    Treatment of acne with a combination of propolis, tea tree oil, and Aloe vera compared to erythromycin cream: two double-blind investigations. PCI/NCBI