Reconhecendo os sintomas físicos da ansiedade

    A saúde mental está intrinsecamente conectada à saúde física. A prova disso está não somente em diversos estudos, mas também no nosso próprio conhecimento coletivo. Somente estamos prontos para falar de saúde holística quando compreendemos que o bem estar afeta a saúde e vice-versa.

    Isso nos dá uma oportunidade única de perceber as manifestações físicas da nossa saúde mental. A partir disso, podemos entrar em ação e identificar quais fatores psicológicos causam tais manifestações, e promover um tratamento completo, para corpo e mente.

    Nesse sentido, hoje decidimos falar sobre um tema que afeta muitas pessoas que, as vezes, passam a vida inteira sem saber que tem: a ansiedade.

    Reconhecendo os sintomas

    A ansiedade pode ter uma longa lista de sintomas físicos e psicológicos e pode, também, fazer com que sensações saudáveis e normais fiquem mais fortes. O corpo humano passa por momentos de desconforto o tempo todo. Alguns, inclusive, passam despercebidos. Porém, em situações de ansiedade, até mesmo esses momentos parecem ser muito piores, colocando o corpo em modo “estresse”. Isso inclui

    – Batimentos cardíacos

    – Tremedeira incontrolável

    – Falta de ar

    – Dificuldade de engolir

    – Náusea e vômito

    – Tontura

    – Sensibilidade à luz e ao som

    É sempre importante lembrar que, apesar de estes sintomas serem muito comuns em quadros de ansiedade, é fundamental consultar um médico para eliminar qualquer outro problema de saúde e recomendar o tratamento adequado.

    Existem algumas táticas para abordar os sintomas acima em momentos de ansiedade que podem, também, trazer benefícios para a saúde física e mental em longo prazo. Confira algumas:

    1 – Respire

    Existe um motivo para a respiração ser uma peça fundamental de diversas teorias médicas e uma etapa importante de diversas terapias que relaxam a acalmam o corpo. Exercícios de respiração ajudam a mandar mais oxigênio ao cérebro, o que ajuda a relaxar os músculos e controla os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

    2 – Exercite-se

    Além de ser uma forma de prevenir uma infinidade de problemas de saúde, exercitar-se também pode ajudar a aliviar os sintomas físicos da ansiedade. Com o tempo, sentir-se mais relaxado praticando exercícios também pode quebrar o padrão dos sintomas antes mesmo de eles começarem.

    3 – Evite os gatilhos

    Sabemos que hoje em dia, o estresse está presente em todos os lugares. Evitar o estresse não é mais uma tarefa tão simples como era antigamente. Muitas vezes, interações profissionais, familiares e acadêmicas oferecem uma carga de estresse que não pode ser evitada.

    No entanto, é possível reconhecer os gatilhos que colocam o corpo em um estado de ansiedade e que podem ser evitados. Por exemplo:

    – Exposição exagerada às redes sociais

    – Longos períodos sem pausas usando o computador, celular ou videogame

    – Locais muito tumultuados, fechados ou muito barulhentos.

    – Pular refeições e ingerir pouco líquido

    Estes são apenas exemplos. Cada pessoa possui seus próprios gatilhos. É importante saber quais são os seus e evitá-los ao máximo, para evitar que o corpo manifeste os sintomas físicos da ansiedade.

    Lembre-se que os desconfortos físicos podem ser sinal que a sua saúde mental precisa de atenção. Converse sobre isso com seu médico.