15 de Julho: Dia do Homem

    Dia 15 de Julho marca o #DIADOHOMEM e chegou a hora de discutir a importância de cuidar da saúde masculina, com enfoque especial na prevenção e tratamento do câncer de próstata. Aqui na Dermofit, escolhemos usar essa data para falar da saúde dos homens de uma forma holística, englobando os principais problemas. O tema de hoje é a hipertensão arterial.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão atinge 39% mais homens do que mulheres, sendo que um a cada quatro adultos sofre de pressão alta no Brasil.

    A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença de vários fatores, caracterizada pelo aumento nos níveis da pressão arterial.

    Tipos de hipertensão

    Existem três estágios da hipertensão, determinados pelos níveis da pressão arterial. Quando somados aos fatores de risco apresentados pelo paciente (diabetes, histórico de AVC…), estes níveis estimam a gravidade do quadro de pressão alta e a necessidade de medicamentos para controle da pressão.

    – Estágio I – Pressão acima de 130/90 e abaixo de 160/100

    – Estágio II – Pressão acima de 160/100 e abaixo de 180/110

    Estágio III – Pressão acima de 180/110

    O que causa a hipertensão?

    A pressão alta surge, normalmente, a partir do endurecimento dos vasos sanguíneos, ou quando existe uma resistência à passagem do sangue pelas artérias. Isso faz com que o coração precise fazer maior pressão para bombear o sangue e executar as funções sanguíneas.

    Essa resistência pode ser causada pelo processo natural de envelhecimento do corpo. Porém, em 90% dos casos, a pressão alta é passada dos pais para os filhos. Por isso, se você tem histórico de pressão alta na família, deve tomar cuidado redobrado.

    Outros fatores, como problemas na tireoide ou na glândula suprarrenal, por exemplo, também podem causar ou agravar o quadro de pressão alta. Além disso, hábitos não saudáveis e estilo de vida também podem facilitar o aumento da pressão. Confira:

    – Alcoolismo

    – Obesidade

    – Consumo excessivo de sal

    – Sedentarismo

    – Tabagismo

    – Alterações no colesterol

    É muito comum pacientes hipertensos não apresentarem sintomas. Por isso, é ainda mais importante estar em dia com a saúde, consultar um médico e realizar os exames de rotina.