Dezembro Laranja: vamos falar sobre câncer de pele?

    No dia 02 de dezembro, comemora-se o Dia Panamericano da Saúde e é claro que não poderíamos deixar a data passar sem falar sobre o Dezembro Laranja, uma ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia que enfatiza a importância da prevenção do câncer de pele.

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 27% de todos os tumores malignos diagnosticados no Brasil em 2020 são câncer de pele, representando um total de 177 mil novos casos. Destes, 8,4 mil são melanomas, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

    Os hábitos de exposição solar ainda na infância podem influenciar a probabilidade do desenvolvimento de câncer de pele durante a vida adulta. Por esse motivo, é fundamental que a educação acerca do câncer de pele, seus fatores de risco e sua prevenção, comece ainda cedo, desde criança. É importantes destacar, principalmente, os seguintes hábitos:

    – Evitar o sol em excesso e, se possível, entre 10h da manhã e 16h da tarde;

    – Usar sempre um protetor solar com FPS igual ou superior a 30, e reaplicar a cada duas horas;

    – Incluir o fotoprotetor na rotina de cuidados com a pele, mesmo fora da praia ou piscina;

    – Sempre utilizar bonés, chapéus e óculos de sol com proteção UV.

    Ao longo da vida, a exposição solar em excesso pode causar, além das terríveis queimaduras solares, manchas e lesões que se desenvolvem no organismo e dão origem ao câncer de pele. É claro que alguns fatores contribuem ativamente para o surgimento da doença. Pessoas com a pele muito clara, com múltiplas pintas pelo corpo ou pacientes imunossuprimidos/ transplantados devem tomar cuidado redobrado e ter sempre o acompanhamento de um dermatologista. O mesmo vale para pessoas com histórico de câncer de pele na família.

    Existe, no entanto, um teste rápido desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para identificar o desenvolvimento suspeito de manchas, pintas ou lesões na pele. É o teste do ABCDE:

    Teste do ABCDE - Dermofit

    Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

    Fique atento ao aparecimento de manchas ou lesões na sua pele, assim como a possíveis alterações nas pintas. Se perceber qualquer irregularidade, procure um médico dermatologista imediatamente.

    E lembre-se de, neste Dezembro Laranja, evitar o sol entre as 10h e as 16h e de usar e reaplicar o protetor solar. Aproveite o verão com responsabilidade.