Nutrientes e a saúde imunológica

    Nutrientes e a saúde imunológica

    Terça é dia de #dicadoespecialista, esta semana com a @andreafarah_nutricionista, Dra Andrea Farah é Nutricionista, especialista em nutrição clínica funcional, fitoterapia, bariátrica, mais uma parceira da Dermofit! Hoje ela vai explicar sobre os nutrientes e sua participação na saúde imunológica.

    Existem diversos fatores que podem enfraquecer o sistema imunológico, mas o destaque será para as carências nutricionais ou a alimentação precária e pobre em nutrientes, principalmente vitaminas, minerais e aminoácidos.

    Os suplementos mais adequados para o sistema imunológico são os que geram imunonutrição, destacando-se os ácidos graxos poli- insaturados (ômega 3), a glutamina, a arginina, os aminoácidos de cadeia ramificada, a cisteina, a taurina e a vitamina A. Existem outras substâncias que atuam como ativadores das respostas imunes, como o zinco, ou como cofator enzimático, como o magnésio, o cobre e o cálcio, e como suplementos que atuam modulando o sistema imunológico, como os probióticos e os prebióticos (como fonte de energia potencial para a manutenção da microbiota intestinal).

    Há, ainda, a família dos carotenóides (β-caroteno, licopeno, luteína), a vitamina C e a vitamina E, que, por seu perfil antioxidante, previnem a célula do ataque de radicais livres, diminuindo a formação de mediadores que sobrecarregam sistemas imunológico e, também inflamatório.

    Por isso, é sempre importante, na anamnese nutricional avaliar o paciente e identificar suas deficiências.