Ativos presentes no cacau

    Fruto da árvore do cacaueiro, o cacau é considerado um alimento funcional, já que desempenha diversas funções nutricionais e proporciona vários benefícios à saúde, se consumido regularmente de forma moderada.

    Rico em vitaminas e sais minerais, o cacau favorece o bom funcionamento das artérias, contribui para a saúde do coração e libera hormônios responsáveis pela sensação de felicidade.

    Confira a seguir os principais ativos presentes na composição do cacau:

    – Feniletilamina

    Estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar, além de agir no organismo como um neurotransmissor.

    – Teobromina

    Muito eficiente no tratamento da asma e de doenças cardiovasculares, a teobromina é um poderoso broncodilatador e vasodilatador. Apesar de ser benéfica aos seres humanos, é tóxica para animais.

    – Flavonoides

    O cacau é rico também em flavonoides, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. Tem, ainda, propriedades vasodilatadoras e contribuem para a circulação.

    – Cafeína

    Estimula o sistema nervoso central e promove um estado de alerta, além de trazer benefícios à musculatura cardíaca.

    – Magnésio

    Muito importante pras mulheres, o magnésio presente no cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de sintomas da depressão, como insônia, ansiedade e dores de cabeça. Cerca de 50g de cacau contém aproximadamente 275mg de magnésio.

    Enquanto o cacau em si é extremamente benéfico à saúde, o chocolate, por sua vez, pode não ser. Isso porque o processo de fabricação do chocolate frequentemente envolve o uso de gorduras, açúcares e outros compostos que provocam ganho de peso, alergias e outros problemas de saúde.

    Portanto, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, melhor.

    Fonte: Essential Health