Um guia sobre tipos de pele e suas características

    Você se considera uma pessoa antenada, que sabe tudo sobre cuidados com a pele, tem acesso aos melhores ativos e produtos de skincare do mercado? Então você certamente sabe que não há rotina de cuidados que funcione se você não souber o fundamental: o seu tipo de pele.

    Isso porque são as características fundamentais do seu tipo de pele que vão determinar quais cuidados devem ser tomados, quais ativos funcionam melhor e até que tipo de produto deve ser priorizado ou evitado. Nem mesmo a maquiagem foge dessa regra.

    Não saber qual é o seu tipo de pele pode trazer problemas sérios e até permanentes. Se você tem a pele seca e usa produtos para pele oleosa, por exemplo, pode sofrer com o surgimento de cravos e espinhas e até evoluir para um quadro de inflamação.

    Pensando nisso, preparamos para você este guia dos tipos de pele, com as principais características e cuidados necessários para cada um. Olha só:

    Pele “normal”

    A pele considerada normal possui textura aveludada, que é sinal de boa circulação. Os poros costumam ser finos e suaves e a pele, em geral, não possui manchas. É uniforme ao toque, sem apresentar oleosidade na zona T.

    A rotina de skincare ideal para pele normal consiste em mantê-la limpa e hidratada. Para isso, recomendamos o uso de sabão neutro para limpeza duas vezes ao dia (manhã e noite) e o hidratante recomendado pelo seu dermatologista.

    Pele seca

    A pele seca, normalmente, também apresenta poros finos e suaves, porém, ao mesmo tempo possui uma textura áspera e tonalidade opaca, sem brilho. A principal característica da pele seca é a dificuldade da cútis de reter água. Por isso, é muito comum quem tem pele seca apresentar descamação e pequenas fissuras, o que causa vermelhidão e até ardência na área.

    Os cuidados com a pele seca devem incluir a ingestão de muito líquido e optar por produtos que estimulam a hidratação natural da pele, como aminoácidos e ácido lático, e lipídios epidérmicos, como ceramidas e ácidos graxos. Além disso, recomendamos sempre escolher formulações delicadas, que ajudem no processo de regeneração da pele.

    Pele oleosa

    Muito comum entre as brasileiras, a pele oleosa é, talvez, a mais chatinha de cuidar. Possui uma produção de sebo exagerada e por isso tem aspecto brilhoso e textura mais grossa. Também apresenta poros dilatados, que muitas vezes acumulam oleosidade e sujeira e facilitam o surgimento de acne que, por sua vez, pode evoluir para um quadro de inflamação.

    Os cuidados com a pele oleosa devem ser focados em equilibrar a produção de sebo. Devido aos poros dilatados, a pele oleosa exige limpeza mais frequenta, além de hidratação. Recomendamos a escolha por hidratantes e protetores solares em gel, mais indicados para peles oleosas.

    Pele mista

    A pele mista apresenta tanto as características da pele seca quanto as da pele oleosa. Costuma apresentar textura opaca, ressecamento e descamação nas laterais do rosto (bochechas, têmporas, ao redor dos lábios e no pescoço), e brilho em excesso, poros dilatados e acne na zona T (testa, nariz e queixo).

    Uma rotina de skincare que promove o equilíbrio é fundamental para peles mistas, para evitar tanto o excesso de oleosidade quanto o de ressecamento. Os melhores ingredientes para tratar peles mistas costumam ser chá verde e ácido hialurônico, excelentes hidratantes que também controlam a produção de sebo.

     Converse com seu médico dermatologista ou profissional habilitado e descubra o seu tipo de pele.

    Além disso, siga nosso perfil nas redes sociais e continue de olho para mais dicas e novidades para a saúde da sua pele e do seu corpo.