10 dicas para parar de fumar

    A vida nunca é livre de problemas. Quando somos esmagados por tudo o que a vida nos atira, é muitas vezes tão fácil ignorar a nossa saúde mental e física e recorrer a coisas que nos dão uma rápida sensação de relaxamento e prazer. Isto é exatamente o que a nicotina faz.

    Em 10 segundos após a inalação, a nicotina chega ao cérebro e provoca uma sensação de calma e relaxamento. Quem fuma, periodicamente sente a necessidade do cigarro, causada pela abstinência da nicotina, cujos sintomas podem incluir dificuldade de concentração, oscilações de humor, ansiedade, irritabilidade e insônia.

    Os efeitos negativos do cigarro para a saúde são amplamente discutidos pela sociedade e comprovados por centenas de estudos há mais de duas décadas. Portanto se você está tentando levar uma vida mais saudável e largar de vez o cigarro, este post é pra você!

    Confira a seguir 10 hábitos que serão verdadeiros truques para você se livrar do vício em nicotina:

     1 – Peça ajuda

    Você não precisa passar por isso sozinho. Procure um médico ou peça ajuda de amigos ou familiares.

    2 – Tenha paciência

    A abstinência da nicotina pode gerar sintomas como ansiedade, irritabilidade, sonolência ou até insônia. Seja paciente e lembre-se que estes sintomas passam após cerca de dois meses.

    3 – Distraia a vontade

    Quando bater a vontade de fumar, concentre-se em outras atividades. Pratique exercícios de respiração, chupe uma bala ou beba um copo de água. Essa vontade dura entre dois e dez minutos e depois passa.

    4 – Descubra seus gatilhos

    Muitas vezes, a vontade de fumar bate logo após certos eventos. Descubra o que desencadeia a vontade de fumar e procure mudar seus hábitos.

    5 – Procure terapia

    Vale reforçar que você não precisa enfrentar isso sozinho. A terapia vai te ajudar a encontrar o sentido por trás do hábito de fumar e eliminar o mal pela raiz.

    6 – Conte com a ajuda do seu farmacêutico

    Existem formas de terapia de reposição de nicotina que funcionam da seguinte forma: elas liberam pequenas doses de nicotina, apenas o suficiente para aliviar os sintomas da abstinência, sem exposição às milhares de toxinas presentes no cigarro. Disponíveis em formas de pastilhas, patches, inaladores e sprays bucais. Converse com um de nossos atendentes e tire suas dúvidas.

    7 – Mantenha distância

    Sempre que estiver em um lugar fechado, procure se distanciar fisicamente das saídas ou do fumódromo. Isso evita sentir o cheiro de cigarro e ao mesmo tempo condiciona o seu cérebro a distrair a vontade de fumar.

    8 – Exercite-se

    Procure praticar exercícios físicos para monitorar o seu progresso. Rapidamente você vai perceber a melhora no seu condicionamento físico e vai pensar duas vezes antes de fumar novamente.

    9 – Cuide do seu bolso

    Abra uma conta poupança ou compre um cofrinho e transfira todos os dias o valor que você gasta com cigarro.

    10 – Estabeleça metas e recompensas

    Comece estabelecendo pequenas metas, como por exemplo, duas semanas ou um mês sem fumar. Ao fim do período, se você não fumou, recompense a si mesmo com uma roupa nova, uma viagem, sua refeição preferida…