Tipo de pele ou estado da pele? Saiba as diferenças

    Frequentemente falamos por aqui sobre a importância de saber o seu tipo de pele, já que este é o primeiro passo para definir uma rotina de cuidados de skincare e manter a pele sempre saudável.

    Como falamos neste post, são quatro tipos de pele: normal, oleosa, seca ou mista. Cada tipo de pele tem características particulares que exigem cuidados diferentes. Por isso é importante sempre priorizar dermocosméticos específicos para cada tipo de pele.

    Estado da pele

    Uma vez que está claro que existem apenas quatro tipos de pele, chegou a hora de falar sobre o estado da pele, que é uma característica momentânea da pele, que pode ser tratado ou transformado com o tempo.

    Ou seja, o tipo da pele se refere às características permanentes, enquanto o estado da pele pode variar muito ao longo da vida, dependendo de diversos fatores. Basicamente, o estado da pele se refere aos sinais que a pele dá de que algo está faltando ou em excesso. Por exemplo: a exposição a radicais livres ou poluição, o uso de certos medicamentos, alimentação, genética ou até estresse podem interferir na produção de sebo, alterando a hidratação natural da pele, causando acne, desidratação ou sensibilidade.

    Outros fatores que influenciam no estado da pele é a qualidade dos produtos utilizados e a ausência de cuidados adequados. Todos estes elementos podem alterar o estado da pele, que então vai precisar de cuidados específicos para voltar ao seu estado saudável.

    Cabe ao dermatologista identificar os sinais do estado da pele e recomendar os cuidados necessários. Portanto, se perceber qualquer alteração no estado da sua pele, converse com seu médico.

    Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia